quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Beber Água!!!


A água é um ingrediente essencial à vida e ao bom funcionamento do nosso organismo. Podemos passar poucas semanas sem comida, mas findos poucos dias sem água, morremos. O processo de desidratação começa primeiro com alguma sede, aumentando progressivamente, passando por náuseas, dificuldade de concentração, apatia, aumento de temperatura do corpo e respiração, dor de cabeça, desequilíbrio, dificuldade em respirar, fraqueza, estado de confusão, espasmos musculares, etc. Há que ir bebericando, e não esperar pela sede.

Os sinais que servem de alertas, para mais cedo se detectar a desidratação são: a fadiga, a boca seca, a dor de cabeça e a urina escura e com odor forte.

As pessoas mais idosas correm riscos acrescidos de desidratação, porque sentem menos a sede, por vezes tomam medicamentos com efeitos diuréticos, e por vezes diminuem a ingestão de alimentos (ricos em água), tornando-se cíclica a deteriorização física e mental, e a ingestão de água e comida ficando cada vez menor.

Os muitos litros de água que temos no corpo, sendo que este é composto de 45 a 75% água, têm muitas funções fisiológicas: no metabolismo (é o meio de transporte de todos os nutrientes), na regulação da temperatura e no arrefecimento do corpo, no equilíbrio do pH, e na composição dos fluídos corporais.

Precisamos de cerca de 2,7 a 3,7 litros de água por dia totais para mulheres e homens, respectivamente, sendo que podemos perder pela urina, pele (suor), pulmões (respiração) e fezes entre 1.3 a 3,5 L diários! Vários factores podem modificar estes montantes, e a proveniência da água não é apenas dos líquidos que bebemos mas também dos alimentos. Por exemplo, num dia de calor e depois duma sessão de ginástica, uma jovem de 1,70 m de altura que tenha bebido café de manhã e refrigerante com cola ao almoço (ambos diuréticos), vai necessitar de mais água do que a dose recomendada (tendo sempre o cuidado de não exagerar). A nossa estatura e composição corporal, o nosso nível de actividade física, a temperatura e valores de humidade relativa no ambiente, e o que comemos e bebemos, vão, então influenciar as nossas necessidades de reposição de água. A gravidez, a amamentação, a diarreia e os vómitos também aumentam as necessidades de hidratação.

A água simples, é a melhor bebida para saciar e sede e hidratar. A cafeína, o álcool e alguns medicamentos são substâncias diuréticas, ou seja, causadoras dum aumento de produção de urina (perda de fluídos), por isso quem as ingere tem uma necessidade acrescida de água - e qualquer pessoa que beba álcool com frequência, ou pontualmente em quantidades “avultadas”, provavelmente já se apercebeu disto (muita sede na manhã seguinte). Evitemos, pelas calorias também, as bebidas alcoólicas, os refrigerantes açucarados, especialmente as colas, ou as com café.

Quem consome mais frutas e hortícolas precisará de menos água do que quem ingere poucas, mas mesmo assim, obtemos apenas cerca de 600 – 700 ml de água pela comida. A grande fatia da sua ingestão (450 a 2,400 ml) é através das bebidas (sem álcool e sem cafeína).

A adequada hidratação também tem influência no correcto controlo de peso. Sendo assim, beba ao longo do dia várias vezes água, e não muita num só momento, sendo razoável para muitas pessoas 6 a 8 x 250 ml de água simples e/ou infusões. Pode beber água às refeições, desde que não fique cheio como um balão: a água não tem calorias, não engorda, mas em grandes quantidades distende o estômago, e apesar de haver indicações mistas sobre este tema, cada vez mais se pensa que beber água pode ser benéfico na saciedade. Apelo ao bom senso de se beber 1 a 2 copos por refeição. (Eu bebi água a minha vida toda à refeição, e nunca engordei por causa disso). Em casos de piores digestões, o mínimo de água se aconselha à refeição.

Sabe-se que os efeitos da comida mais aguada são promotores de saciedade. Um aumento da saciedade significa que com menos calorias para um determinado volume de comida ficará mais satisfeito do que se esse mesmo volume fosse composto por alimentos muito secos. Por isso, cozinhe com muita água (em detrimento da gordura) e prepara muitas sopas, opte por trincar caldeiradas, ensopados, pratos de arroz malandrinho, feijoadas, açordas, legumes cozidos/vapor, jardineiras e afins; se quiser repetir, havendo fome, repita a sopa.

Infelizmente são ainda muitas as pessoas que não ingerem água suficiente. Umas porque não gostam (tentem infusões, pingos ou rodelas de limão), outras porque se esquecem... Mas existe uma solução prática para relembrar: Os RITUAIS têm uma ferramenta que sugiro utilizar: o widget da Água!

Em jeito de conclusão relembro que faz parte do emagrecimento mexer-se mais, e o ir e vir da casa de banho marca muitos passos no pedómetro! Por isso, está a dar “meter água”! :)

( In rituais)

quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Pensamento

“As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam.” (George Bernard Shaw)

terça-feira, fevereiro 23, 2010

"Porto Sentido" Rui Veloso

"Powerless"

"Sick and Tired" Anastasia

Pensamentos!!!

"Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe."
Oscar Wilde

"Há três coisas que jamais voltam: a flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida."
Provérbio Tibetano

"As perguntas não são nunca indiscretas.
As respostas, as vezes sim."
Oscar Wilde

"Seja leal para consigo mesmo. Não altere o seu comportamento apenas para contentar os outros."
Yogaswami

"As coisas que queremos e parecem impossíveis só podem ser conseguidas com uma teimosia pacífica."
Mahatma Gandhi

"Se alguém me ofender, procurarei elevar tão alto a minha alma para que a ofensa não me chegue."
Charles Dickens

quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Links interessantes!!!

www.paperandcompany.com- convites e brindes
www.topusados.com - carros usados
www.mimosa.com.pt/familiamimosa/homepage.aspx- Mimosa
www.pinkblue.com- Família
www.cargadetrabalhos.net- Emprego
www.vitalis.pt- Vitalis
http://www.ibge.gov.br/paisesat/- Planisfério
www.momentosprime.com- Prenda para o Dia do Pai
http://www.misteriojuvenil.com/piratas_momentomagico.htm- Séries Infantis Anos 80
http://www.asos.com/Woman/- Site de compras
http://www.tripadvisor.com- Viagens
www.lusitana.pt- Receitas
www.vaqueiro.pt- Receitas

Gerir empatia com os colegas

Sugestões para a aumentar:

1-Dê-lhes espaço para emitirem as suas opiniões. O seu silêncio é uma forma de a outra parte exprimir as suas ideias, de meditar nas suas palavras e mesmo de a convencer a concordar consigo.
2-Escute activamente. Ao exprimir o que assimilou e a sua interpretação sobre o que acabou de ouvir, permite que a outra parte o corrija espontaneamente, evitando más interpretações. Se interpretou correctamente irão valorizá-lo por saber ouvir.
3-Faça perguntas abertas – desta forma incentiva os outros a exprimirem as suas ideias, permitindo-lhe simultaneamente conhecer melhor os que o rodeiam.
4-Chegue a acordo – alimentar conversas de surdos não tem nada de profícuo. A área financeira foca-se essencialmente em reduzir custos e a área de marketing em criar receitas, normalmente associadas a investimentos. O princípio comum aos dois é maximizar a rentabilidade da organização, mas se apenas virem o seu lado individual o acordo é difícil de atingir e normalmente todos acabam por perder. Quando ambos têm um desafio comum, o investimento em marketing tem de representar um retorno para os accionistas. É óbvio que muita discussão vai ainda ter de ocorrer, mas pelo menos ambas as partes têm um objectivo comum e partilham a mesma linguagem, baseada em factos, não em emoções.

As discussões numa organização traduzem a tipologia de comunicação que nelas vive, competindo a cada gestor orientar as mesmas para os desafios comuns e partilhados, permitindo que todas as partes contribuam para o desenvolvimento do todo.

Fonte: Ideias e Desafios

Gestão de Conflitos

Siga os seguintes princípios:

Saber quais as batalhas que vale a pena travar - há mais de dois milénios, Sun-Tsu escreveu a Arte da Guerra, sugerindo-nos as seguintes regras:
1-Lutar apenas se a recompensa valer a pena – guarde a sua credibilidade individual e energia para estas situações. Nas outras situações chegue a acordo, ceda num aspecto e tire proveito de outro.

2-Lutar apenas quando a vitória for certa – se numa batalha não sabe quem saiu derrotado, provavelmente basta olhar-se ao espelho. Não basta ter os melhores argumentos, é preciso ter os aliados na retaguarda com antecedência.

3-Lutar apenas como último recurso para atingir o objectivo – a sua carreira não floresce se semear continuamente inimigos. Alinhe os seus objectivos com a sua equipa, solicite a alguém que medeie um acordo, chegue a entendimento relativamente a interesses, prazos, prioridades ou recursos.

4-Ouvir primeiro, reagir depois – o instinto humano supera a razão humana, sobretudo em momentos de tensão e conflito. Face ao perigo, as reacções naturais são a fuga ou o combate, estimuladas pelos níveis de receio. Isto em nada o ajuda na sua carreira. Para ultrapassar esta reacção do receio, o primeiro passo será reconhecê-la, pois só assim poderá controlá-la. Sugiro que faça o seguinte:
Observe a situação como se estivesse a vê-la do exterior, e pense qual seria a melhor acção a tomar nessa posição.
Imagine como reagiria uma pessoa que tem por referência e depois experimente agir dessa forma.
Sorria enquanto mentalmente fuzila os seus oponentes. Como não sabem o que está a fazer, não podem retaliar.
Imagine o seu oponente com mais 20 anos, mais 50 quilos e vestindo uma saia de bailarina. Verá que é difícil zangar-se com a personagem que está a idealizar.
Respire. Quando o faz profunda e lentamente recupera o controlo do seu corpo e emoções.
Conte mentalmente até dez antes de responder. Dá-lhe tempo para pensar e permite que a outra parte também se acalme.

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

40 Conselhos

1 - Caminhe de 10 a 30 min. todos os dias. Enquanto caminha, sorria.
2 - Fique em silêncio pelo menos 10 min. cada dia. Se necessário a sós.
3 - Escute boa música todos os dias, é um autêntico alimento para o espirito.
4 - Ao levantares pela manhã diga o seguinte: Meu propósito hoje é...
5 - Viva com os 3 E's...Energia, entusiasmo e empatia.
6 - Divirta-se mais do que no ano passado.
7 - Leia mais livros que no ano passado.
8 - Olhe para o céu pelo menos uma vez ao dia, leve em conta a majestade do mundo em torno de você.
9 - Sonhe mais enquanto estás acordado.
10 - Coma mais alimentos naturais como, frutas e verduras e menos alimentos industrializados e os que requer sacrifício.
11 - Coma castanhas e nozes. Tome muita água e um cálice pelo menos de sumo de uva todos os dias.
12 - Experimente tratar bem pelo menos três pessoas por dia.
13 - Elimine a desordem da tua casa, do carro, do escritório e deixe que uma nova energia flua em sua vida.
14 - Não gaste teu precioso tempo em fofocas, coisas do passado, pensamentos negativos e coisas fora do teu controle. É melhor investir tua energia em coisas positivas.
15 - Note que a vida é uma escola e você está aqui para aprender. Os problemas são lições que vêm e vão. O que você aprende é melhor investir nas necessidades presentes.
16 - No desjejum coma como um rei, no almoço como um príncipe e no jantar como mendigo.
17 - Sorria mais.
18 - Não deixes passar a oportunidade de abraçar quem aprecias.
19 - A vida é muito curta para desperdiçar tempo odiando alguém.
20 - Não se cobre tanto. Não faz bem.
21 - Você não tem que vencer todas as discussões. Demonstre que não está de acordo e aprenda com os outros.
22 - Esteje em paz com teu passado, assim não arruinarás teu presente.
23 - Não compares tua vida com a dos outros. Não tens idéia do caminho que eles andaram.
24 - Ninguém é responsável pela tua felicidade, excepto você mesmo.
25 - Lembre-se que você não tem controle sobre o que acontece com você, mas sim o que fará da sua vida.
26 - Aprenda algo novo cada dia.
27 - O que os outros pensam de você não importa.
28 - Aprecie teu corpo e disfrute-o.
29 - Não importa quão boa ou ruim é a situação, mude-a se necessário.
30 - Seu trabalho não vai se preocupar se estás doente. Seus amigos sim. Fique em contacto com eles.
31 - Descartar qualquer coisa que não seja útil, bonito e divertido.
32 - Inveja é um desperdício de tempo. Você já tem tudo que necessita.
33 - O melhor está para acontecer
34 - Não importa como te sentes, levante-se, vista-se e participe.
35 - Viva com plenitude do seu ser.
36 - Comunique-se com teus familiares com frequência, mandando-lhes mensagens como: Estou pensando em você!
37 - Cada noite antes de dormir diga o seguinte:
Dou graças por ___________________.Hoje eu consegui _____________________.
38 - Lembre-se de que você é muito abençoado para estar estressado.
39 - A vida é bela. Aproveite-a enquanto podes.
40 - Seja Feliz, meu amigo(a) !  

"Vida" Charles Chaplin

“Já perdoei erros quase imperdoáveis,
tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis”.
Já fiz coisas por impulso,
Já me decepcionei com pessoas
quando nunca pensei me decepcionar,
mas também decepcionei alguém.
Já abracei pra proteger,
Já dei risada quando não podia,
Já fiz amigos eternos,
já amei e fui amado,
mas também já fui rejeitado,
Já fui amado e não soube amar,
Já gritei e pulei
de tanta felicidade,
já vivi de amor
e fiz juras eternas, 
mas "quebrei a cara"
muitas vezes!
Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
Já liguei só pra escutar uma voz,
Já me apaixonei por um sorriso,
Já pensei que fosse morrer de tanta saudade
e... 
...tive medo de perder alguém especial
(e acabei perdendo)! Mas sobrevivi!
E ainda vivo!
Não passo pela vida...
e você também não deveria passar. Viva!!!

Bom mesmo é ir a luta com determinação,
abraçar a vida e viver com paixão,
perder com classe e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e
A VIDA É MUITO
para ser insignificante"

sexta-feira, fevereiro 12, 2010

quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Segunda crónica como mãe!!!



Voltei hoje ao trabalho e estou a fazer um esforço para não olhar sempre para o relógio.
Sei que ela está bem entregue mas digamos que foi a primeira separação a sério, embora ela se comporte melhor com os avós do que comigo.
E arranjei uma imagem de um gato que eu gosto muito para ilustrar este momento, embora ele esteja alegre, eu não o estou, mas faz parte de mais uma etapa na vida e há que cumpri-la, porque o dinheiro não cai lá de cima e é necessário para fazermos as coisas que gostamos.

segunda-feira, fevereiro 08, 2010

A minha experiência como mãe!!!

Olá!!!

esta é a primeira crónica que escrevo depois de ter sido mãe há cerca de 5 meses atrás. Nem acredito que já estou quase de regresso ao trabalho e com uma nova responsabilidade familiar, a de educar e cuidar de uma menina.
Digamos que estou a adorar a experiência, e que a recomendo vivamente a quem não experimentou!!!
Como eu digo a vida é muito curta e como tal, deve ser gozada o melhor que nós pudermos porque há certas coisas que passam muito rápido.

Hoje, vou ficar por aqui mas prometo voltar até porque nesta aventura de ser mãe, tenho alguns relatos reais que nos fazem pensar, onde irá parar a sociedade e certos valores que nos foram incutidos desde pequenos???

Até um destes dias!!!

BD- Bebé!!!

Sugestão Livro!