Avançar para o conteúdo principal

Amanhã- Dia Mundial da Doença de Alzheimer!!!

Aqui vão alguns sintomas da doença, segundo a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer:


10 sinais de alerta

A APFADA elaborou uma lista de 10 sinais de alerta. A pessoa que os tenha deverá consultar um especialista para ser submetida a um exame médico.


1. Perda de memória

É normal esquecer ocasionalmente reuniões ou nomes de pessoas e lembrar-se deles noutra altura. Uma pessoa com a DA esquece-se das coisas com mais frequência e não se lembra delas mais tarde.


2. Dificuldade em executar as tarefas domésticas


As pessoas muito ocupadas podem temporariamente ficar tão distraídas que chegam a deixar as batatas no forno. O doente de Alzheimer pode ser incapaz de preparar qualquer parte de uma refeição, ou esquece-se de que já comeu.


3. Problemas de linguagem

É normal, por vezes, ter dificuldade em encontrar a palavra certa. Porém, um doente de Alzheimer pode esquecer as palavras mais simples ou substituí-las por palavras desajustadas.


4. Perda da noção do tempo

É normal perder, por um breve instante, a noção do dia, mas um indivíduo com a DA pode perder-se na sua própria rua e não saber como voltar para casa.


5. Discernimento fraco ou diminuído

Se um doente de Alzheimer não reconhece uma infecção como algo problemático e, por isso, não consulta um médico, uma pessoa sem a doença acaba por procurar auxílio junto de um especialista.


6. Problemas relacionados com o pensamento abstracto

Por vezes, pode-se considerar difícil fazer uma conta de cabeça. Alguém com a doença de Alzheimer pode esquecer completamente o que são os números; e festejar um aniversário é algo que pode ser incompreensível.


7. Trocar o lugar das coisas

Estes pacientes arrumam as coisas em lugares desajustados – um ferro de engomar no frigorífico ou um relógio de pulso no açucareiro, por exemplo.


8. Alterações de humor ou comportamento


Toda a gente fica triste ou mal-humorada de vez em quando. Alguém com a DA pode apresentar súbitas alterações de humor – da serenidade ao choro ou à angústia – sem que haja qualquer razão para tal facto.


9. Alterações na personalidade

A personalidade das pessoas pode variar um pouco com a idade. Porém, um doente com Alzheimer pode mudar totalmente, tornando-se extremamente confuso, desconfiado ou calado.


10. Perda de iniciativa

É normal ficar cansado com o trabalho doméstico, as actividades profissionais do dia a dia, ou as obrigações sociais; porém, a maioria das pessoas recupera capacidade de iniciativa. Um doente de Alzheimer pode tornar-se muito passivo e necessitar de estímulos e incitamento para participar.

(in Medicina e Sáude)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu medicamento para a urticária!

Sugestão Livro!