Avançar para o conteúdo principal

Eneagrama- Traço 6

Normalmente leal, trabalhador, cauteloso, o 6 é um pensador criativo. Desconfia da autoridade e tem tendência a contestar, entretanto, espera , inconscientemente, encontrar um líder confiável que não precise contestar. Os 6 sentem necessidade de segurança e aprovação, são geralmente hipervigilantes e tomam precauções contra qualquer ameaça, real ou percebida. Questionam as próprias decisões, os motivos dos outros e a segurança de qualquer situação. Para eles, imaginar as piores situações, é uma maneira inteligente de pensar. Costumam até irritar-se com pessoas que não previnem desastres ou as consideram agourentas. Seu objetivo é simplesmente estarem preparadas porém, parecem exageradas.Podem variar de reservados e tímidos a francos e confrontadores - reagem ao medo - ou demonstrando ou "pulando logo" para ficar livre da sensação. Em geral não se reconhecem como tipos "medrosos" e nem mesmo se percebem como temerosos. Cautelosos, não vão se colocar em risco (ou os outros). Corteses, alegres e divertidos, são produtivos e impõem ordem na vida. Podem ter dificuldade em lidar com o sucesso, amedronta.Apesar de serem contestadores, é importante para eles a tradição na família e na sociedade.Procuram clareza em regras e regulamentos, não suportam suspense. São firmes, até agressivos, com os "subordinados" e, mesmo contestando, agem com submissão ao "chefe". Ao contrário da vigilância do 3 - ter tudo sob controle - sua vigilância procura significados ocultos, sempre de "pé atrás". Pensam perceber sempre o que os outros estão escondendo. São sociais, gostam de receber - a casa de um 6 é sempre hospitaleira - e pertencer a grupos, principalmente pela segurança de união contra um inimigo comum.

Centro Activo: 1, 8, 9 (1, 1,3)
Hemisfério Esquerdo- 5, 6, 7 (0,5,0)
Hemisfério Direito- 2,3,4 (3,0,0)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu medicamento para a urticária!

Sugestão Livro!

 

Letra Tens-me a mão -

  Morte a esse amigo teu Que é mais teu amigo que eu E um dia ainda vos apanho Mas olhas p'ra mim Todo eu digo sim E acuso a minha devoção Sorte p'ra quem te aceitar Reza p'ra alguém te aturar Que eu não fico nem mais um segundo Mas vens outra vez E vai-se a lucidez E abusas da minha condição Tens-me a mão Sempre a mão Vais e voltais quando queres Tens-me a mão Sempre a mão À tua volta, ou aos teus pés Quando esta ilusão passar De ver-te ao espelho em meu lugar Volto a ter uma vida E vou ver que afinal És meio p'ró normal Foste fruto da imaginação Tens-me a mão Sempre a mão Vais e voltais quando queres Tens-me a mão Sempre a mão À tua volta, ou ao teus pés Tens-me a mão