Avançar para o conteúdo principal

Uma história do filósofo Sócrates!!!

"Um dia, um homem interpelou Sócrates e disse-lhe:
Sabes o que ouvi sobre um amigo teu?
Espera um minuto- replicou Sócrates. Antes de me dizeres, quero colocar-te algumas questões. Um processo que intitulo de Exame do Triplo Filtro.
Triplo Filtro?- respondeu o outro.
Correcto- continuou Sócrates. Antes de me falares do meu amigo, pode ser uma boa ideia filtrar 3 vezes o que vais dizer, é por isso que lhe chamo o Exame do Triplo Filtro.
1º Filtro:
o primeiro filtro é a Verdade. Estás absolutamente seguro de que o que me vais dizer é verdade?
Não- respondeu o homem- realmente só ouvi dizer isso e...
Está bem- disse Sócrates. Então realmente não sabes se é verdade ou não.
2º Filtro:
Agora permite-me que aplique o segundo filtro. O filtro da Bondade. Aquilo que me vais contar sobre o meu amigo é algo de bom?
Não, pelo contrário...-respondeu o homem.
Então, queres contar-me algo de mal sobre ele, mas não estás certo que seja verdade...
3º Filtro:
Falta agora o filtro da Utilidade. Servir-me-á para alguma coisa aquilo que me queres contar sobre o meu amigo? -perguntou Sócrates.
Não, a verdade é que não...
Então- concluiu Sócrates - se o que desejas contar-me não é certo que seja verdadeiro, não é bom, e inclusivamente não me é útil para nada, porque haveria eu de querer tomar conhecimento disso?"
( Extraído do Livro Ferramentas de Coaching)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu medicamento para a urticária!

Sugestão Livro!