Avançar para o conteúdo principal

Lista de alimentos aliados do colesterol!!!

Frango e peru

As carnes brancas não têm tanta gordura saturada. O mais saudável é o peito grelhado. Não ingira mais de 100 gramas por dose.

Salmão e sardinhas

São peixes ricos em ómega 3 que ajudam a diminuir os níveis de mau colesterol. A estes juntam-se ainda as anchovas e a cavala. Ingira-os duas vezes por semana.

Legumes

O segredo para reduzir a absorção de colesterol pelo intestino está na ingestão de fibras, presentes nos vegetais. Consuma-os duas vezes por dia, ao almoço e ao jantar.

Leguminosas

«O feijão, as lentilhas, o grão de bico e as ervilhas têm uma boa quantidade de fibras solúveis e insolúveis, importantes para a redução dos níveis de LDL, e têm pouca gordura», explica a nutricionista. Não se esqueça de incluir na sua alimentação meia chávena de chá de leguminosas, três a quatro vezes por semana.

Fruta

Todos os frutos são ricos em fibras que reduzem a absorção do colesterol pelo intestino e assim o níveis de colesterol no sangue. Sempre que possível, coma a fruta crua e com casca. Coma duas a três peças por dia. Esta é a dose certa.

Nozes e amêndoas

São uma excelente fonte de fibra e favorecem o funcionamento da vesícula e, desta forma, a redução dos níveis de colesterol. São compostas por ácidos gordos insaturados, ácidos gordos oleicos e ómega 3 que permitem diminuir os níveis de colesterol total. Ingira uma mão cheia por semana.

Pão integral

Tem cerca de duas a três vezes mais fibra do que o pão branco e é rico em hidratos de carbono complexos que exigem uma digestão mais lenta e, por isso, prolonga a sensação de saciedade. Coma-o uma vez por dia, ao pequeno-almoço.

Azeite

A quantidade ideal são 3 colheres de chá diárias.

Evitar:
Fritos
Ovos
Fígado
Mioleira
Manteiga
Natas
Carne de carneiro
Queijo Gordo

Dicas: nadar, andar, correr, não fumar e reduzir o consumo de álcool ajuda a controlar os níveis de colesterol.

Fonte: Saber Viver

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu medicamento para a urticária!

Sugestão Livro!