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Gerir empatia com os colegas

Sugestões para a aumentar:

1-Dê-lhes espaço para emitirem as suas opiniões. O seu silêncio é uma forma de a outra parte exprimir as suas ideias, de meditar nas suas palavras e mesmo de a convencer a concordar consigo.
2-Escute activamente. Ao exprimir o que assimilou e a sua interpretação sobre o que acabou de ouvir, permite que a outra parte o corrija espontaneamente, evitando más interpretações. Se interpretou correctamente irão valorizá-lo por saber ouvir.
3-Faça perguntas abertas – desta forma incentiva os outros a exprimirem as suas ideias, permitindo-lhe simultaneamente conhecer melhor os que o rodeiam.
4-Chegue a acordo – alimentar conversas de surdos não tem nada de profícuo. A área financeira foca-se essencialmente em reduzir custos e a área de marketing em criar receitas, normalmente associadas a investimentos. O princípio comum aos dois é maximizar a rentabilidade da organização, mas se apenas virem o seu lado individual o acordo é difícil de atingir e normalmente todos acabam por perder. Quando ambos têm um desafio comum, o investimento em marketing tem de representar um retorno para os accionistas. É óbvio que muita discussão vai ainda ter de ocorrer, mas pelo menos ambas as partes têm um objectivo comum e partilham a mesma linguagem, baseada em factos, não em emoções.

As discussões numa organização traduzem a tipologia de comunicação que nelas vive, competindo a cada gestor orientar as mesmas para os desafios comuns e partilhados, permitindo que todas as partes contribuam para o desenvolvimento do todo.

Fonte: Ideias e Desafios

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