Avançar para o conteúdo principal

Tudo sobre Pilates...



Estou ansiosa por experimentar! Quem sabe um dia destes!!!


Joseph Pilates (1880-1963) nasceu perto de Dusseldorf, na Alemanha, com uma fraca constituição física e alguns problemas de saúde daí decorrentes. Empenhado em ultrapassar as suas fraquezas, praticou afincadamente uma série de actividades, tais como ioga, esgrima, equitação, musculação e mergulho, entre outras, chegando a ser eleito Mister Universo aos 18 anos de idade. A 1ª Guerra Mundial fê-lo passar por um campo de concentração em Inglaterra, no qual desenvolveu elaborados sistemas para exercitar toda a gente, inclusivamente os acamados e mais incapacitados. Resultado: por ocasião de um surto de gripe que ocorreu à época, o campo em que se encontrava foi o único a não sofrer baixas, por os seus ocupantes se encontrarem em condições físicas muito acima daquelas que as condições, normalmente, lhes permitiriam.

A 2ª Guerra Mundial levou-o a emigrar para os Estados Unidos, e o primeiro estúdio de Método Pilates abriu portas em 1924, em Nova Iorque.

Durante muitos anos, contavam-se pelos dedos das mãos o números de instrutores de Pilates no mundo inteiro. Mas alguns alunos de Joseph apostaram na formação qualificada, e hoje em dia já existem algumas escolas, como a londrina Body Control Pilates Academy. A selecção de candidatos a instrutores é ultra-rigorosa, tudo em nome da qualidade.

E em que é que consistem essas aulas? Existem duas formas de exercício, distintas e complementares: o Pilates Mat, praticado sobre um colchão (“mat”, em inglês) em sessões de 15 participantes no máximo, e o Estúdio Pilates, que decorre em aparelhos concebidos a partir dos engenhos que Joseph Pilates criou.

O objectivo, esse não muda: equilíbrio. Como é que se consegue? Com movimentos precisos e muito bem afinados, articulados com a respiração, de forma a fortalecer a zona central do corpo – abdominais e costas – e, com isso, promover a mobilidade dos membros.

“O conjunto é a essência do movimento” – eis como se pode definir o carácter holístico desta técnica. Convocando o equilíbrio muscular, a mobilidade articular e a respiração eficaz, o Método de Pilates apresenta-se como uma modalidade indicada para todas as idades e condições físicas, cientificamente estudada e avaliada como verdadeira promotora da qualidade de vida. Vá dizendo adeus às dores de costas – depois de algumas semanas de aulas, pode ter a certeza de que enfrentará a vida com uma postura completamente nova!

( in rituais da vida saudável)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu medicamento para a urticária!

Mudança da Hora 31 Março 2024