Avançar para o conteúdo principal

Cuidado com o mau tempo que pode vir aí !!!

Bombeiros e autarquias foram alertados pela Protecção Civil para estarem operacionalmente preparados para responder a possíveis situações provocadas pela ocorrência de precipitação e vento forte previsto para as regiões Centro e Sul, sexta-feira e sábado.


Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão sob aviso amarelo, o segundo de uma escala que vai até quatro. O Instituto de Meteorologia espera para o final do dia de hoje e amanhã chuva e trovoadas fortes. Em Faro é esperada ainda ondulação entre dois e três metros.

Apesar de não ser aguardada uma situação idêntica à ocorrida na segunda-feira, a Protecção Civil alerta para os “efeitos expectáveis” do mau tempo, como “inundações em meio urbano por acumulação de águas pluviais ou insuficiência dos sistemas de drenagem”.

A Protecção Civil pediu aos Serviços Municipais para informarem as populações das áreas mais vulneráveis, aconselhando-as a tomar as devidas precauções. “Desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes que possam ser arrastados, limpeza dos bueiros, algerozes, caleiras e respectivo sistema de escoamento, fecho de portas e janelas, assim como arrumação de equipamento solto, caixotes de lixo e outros objectos, em virtude de vento mais forte”.

A Autoridade Nacional de Protecção Cibil alerta ainda para possíveis “danos em estruturas montadas ou suspensas, aumento do número de acidente de viação devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou ao arrastamento de matérias sólidas para via, curto-circuitos em casas antigas ou queda de árvores e a possibilidade de estradas cortadas onde se prevê queda de neve”.
( in site RTP)

Comentários

Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Mensagens populares deste blogue

O meu medicamento para a urticária!

Sugestão Livro!

 

Mudança da Hora 31 Março 2024