Avançar para o conteúdo principal

História de alguns logotipos de automóveis





































BMW
O famoso emblema da BMW simboliza o movimento giratório de uma hélice de avião, nas cores azul e branca. Nos seus primórdios, a actividade principal da fábrica, inaugurada em 1917, era a construção de motores aeronáuticos.
Daí evoluiu para a indústria automóvel, deixando o segmento aeronáutico em 1965.
BMW é a abreviatura de Bayerische Motoren Werk (Fábrica de Motores da Bavária).

Ferrari
Em 1923, o piloto Enzo Ferrari, após ter vencido o circuito de Sávio, na Itália, recebeu, de uma condessa, o escudo que o seu filho, um grande aviador, tinha usado durante a Primeira Guerra Mundial.
Enzo Ferrari não pode usar o escudo até 1946, quando, já desvinculado da equipe Alfa Romeu e após a Segunda Guerra Mundial, começou a construir carros com a sua própria marca na cidade de Maranello.
O cavalo da Ferrari vem com uma moldura rectangular nos carros de estrada e em forma de escudo nos de competição, acompanhado das iniciais S.F. (Scuderia Ferrari).

Audi
Os quatro anéis da Audi simbolizam a fusão das marcas Audi, DKW, Horch e Wanderer, empresas constituintes da antiga Auto Union, que em 1985 passou a chamar-se Audi AG.

FIAT
A sigla em letras brancas sobre fundo azul significa Fábrica Italiana de Automóveis de Turim (FIAT).
Durante algum tempo, as quatro letras foram substituídas por quatro barras inclinadas (brancas ou cromadas).
Actualmente, o símbolo remonta aos primeiros veículos fábricados pela Fiat.

Volkswagen
O primeiro e mais popular automóvel da Volkswagen alemã foi desenhado por Ferdinand Porsche, a pedido de Adolf Hitler.
Totalmente destruída pela guerra, a fábrica foi reactivada pelos ingleses que alteraram o seu nome para Volkswagen (carro do povo), adoptando como símbolo a conjugação de V e W, iniciais de volks (povo) e wagen (veículo).

Peugeot
O leão estilizado, que representa "a qualidade superior da marca", é uma homenagem à cidade de Lion, na França, sendo utilizado desde 1919.

Citroën
Os dois "V" invertidos simbolizam a engrenagem bi-helicoidal, cuja patente foi adquirida na Polónia pelo engenheiro André Citroën, fundador da marca francesa.

Chrysler
A antiga estrela de cinco pontas, formada a partir de um pentágono com cinco triângulos, representa a precisão da engenharia. O logo actual é o escudo com asas, que já tinha sido adoptado entre as décadas de 30 e 50.
















Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu medicamento para a urticária!

Sugestão Livro!