Avançar para o conteúdo principal

Conselhos para quem passa o dia a trabalhar no PC !


Trabalhar no computador


O computador, por si só, não é responsável por nenhuma doença física ou psicológica. Cabe ao utilizador adoptar hábitos saudáveis. Estar todos os dias ao computador, numa postura incorrecta, provoca problemas como fadiga ocular e intelectual, dores musculares e tendinites. Saiba como os evitar.


Posicione-se entre 45 a 60 centímetros do monitor. Este deve estar ligeiramente abaixo (15 a 20 graus) da altura dos olhos para evitar a tensão no pescoço.


O teclado e o rato devem ter suportes para os pulsos e estar colocados de maneira a que possa apoiar os cotovelos na mesa de trabalho.


Mantenha as mãos relaxadas no teclado e no rato. Os dedos devem estar ligeiramente flectidos e não esticados. Pressione as teclas suavemente e não estenda demasiado os dedos para chegar às teclas que estão mais longe - é preferível que desloque os braços. Deste modo alivia a tensão nos nervos, tendões e músculos da mão.


Não fique a olhar para o monitor e a puxar pela cabeça a pensar no que vai escrever - vai cansar inutilmente a sua vista. Antes de escrever no computador faça um rascunho ou um esquema por tópicos e ponha as ideias no papel.


Para corrigir os erros, faça uma impressão, marque os erros no papel e depois corrija-os no computador.


O monitor, ao fim de alguns anos, pode ficar baço e menos nítido, exigindo um esforço maior nos olhos. Quem o utiliza diariamente pode não notar a diferença porque se vai habituando gradualmente ao desgaste do monitor, por isso, esteja atento.


Ao fim de duas horas ao computador, levante-se e descanse 10 minutos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O meu medicamento para a urticária!

Sugestão Livro!